Como estudar para Concursos Públicos

guia para concursos

Quantas vezes você já se perguntou: Como estudar para Concursos públicos?

Muitos tentam ser aprovados em um concurso público para ter uma certa segurança, trabalhar menos horas por dia, não precisar fazer horas extras e ter vários benefícios que um funcionário público tem.

Várias pessoas no Brasil estão sempre em busca do novo concurso do INSS, ou dos correios, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal e mais alguns que nem precisamos citar agora.

Todos nós sabemos que não existe uma pílula mágica que te fará ser aprovado em um concurso público sem estudar. Muito menos que uma apostila comprada na internet vai nos ajudar a ser aprovados ficando parada lá na estante da sala ou no quarto. E o cursinho que pagamos e não assistimos nem a metade das aulas mas continuamos pagando $$$ todos os meses?

Estes são apenas alguns dos principais erros que cometemos.

Agora vamos mostrar algumas técnicas que aprendemos com o Guia Prático para passar em concurso público em 1 ano.

1º Você não precisa estudar 12 ou 8 horas por dia.

estudando muito

Quantas horas por dia você estuda?

Você precisa organizar os horários de estudo e não estudar 8 horas direto uma só matéria e nem 5 matérias em 8 horas.

Organize seu horário diário com uma ou no máximo 2 pausas de 15 minutos.

Faça um cronograma em um caderno ou no computador e siga diariamente.

2º Como conciliar os estudos com o horário de Lazer.

Organizar estudos

Separe um horário para o seu lazer. Isso é imprescindível!

Você precisa de algumas horas de lazer ou um dia da semana se preferir.

Isso é necessário porque você precisa se concentrar quando estiver estudando e se divertir no seu tempo de lazer pois não terá rendimento algum nos estudos se não estiver concentrado nos estudos (pensando em lazer) e no horário de lazer precisará estar se divertindo e não pensando nos estudos.

3º Como conciliar os estudos com trabalho.

Quanto tempo você tem para estudar para concursos?

Uma hora por dia por causa do trabalho que te consome todo o seu tempo?

Então estude uma hora por dia de forma organizada e principalmente no horário que estiver mais descansado do dia. Você que escolhe.

Pode dormir uma hora mais cedo e acordar uma hora mais cedo para estudar. Ou uma hora do seu almoço…

A escolha é sua mas você precisa saber que tem que reservar esta hora para estudar.

 

Quais são os vilões que atrapalham você estudar para concurso.

Nós temos alguns obstáculos para vencer antes de aprender como estudar e passar em uma prova de concurso público. E eles são:

  • Medo → Você precisa vencer o seu medo de achar que não consegue concluir os seus objetivos. O medo não pode te paralisar e te deixar sem ação, você precisa agir e agir na hora certa. Exemplo: Medo de traçar metas. (Vou passar no concurso X no próximo ano).
  • Desmotivação → Dificilmente conseguimos fazer alguma coisa estando desmotivado. Sem motivos para fazer um concurso. Não escute “fulano” dizendo: Nossa você vai fazer este concurso difícil? Ah eu acho que você precisa de pelo menos uns 5 anos de estudos para passar neste concurso? Trace sua meta e vença seus obstáculos.
  • Procrastinação → Pare de dizer: Vou começar segunda-feira, vou começar a estudar em Janeiro, Vou fazer o concurso de 2050… Este é um dos piores vilões pois você começa a competir com você mesmo. Comece agora mesmo, não importa se é quinta ou sexta-feira à tarde ou à noite, comece AGORA.

Como vencer estes três vilões:

Medo: Você precisa aprender a conviver com o medo, pois isto também é um bom sinal, você está enfrentando obstáculos para um bom resultado, o objetivo você tem que tê-lo como algo maior que o seu medo. Aquele “friozinho na barriga” é normal. Este você vence fácil!

Desmotivação: Procure os seus principais motivos e sonhos que realizará ao passar em um determinado concurso. O que você alcançará com este resultado. E esqueça o “fulano”. Foque no seu objetivo!

Procrastinação: Fácil. Comece AGORA!

Estas dicas não foram tiradas da nossa cabeça. São baseadas no Guia Prático para passar em concurso público em 1 ano do Kalebe Dionísio, Oficial de Justiça Avaliador Federal, atualmente trabalha no Tribunal Regional do Trabalho no Estado de Pernambuco.

Ele foi aprovado em mais de 20 concursos e criou este método para ajudar as pessoas com dificuldades em passar em concursos públicos.

Clique aqui para conhecer melhor.

 

Aprovado em 8 concursos federais

1 pensamento em “Como estudar para Concursos Públicos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *